Você já consumiu algo que o preço era bom mas a qualidade nem tanto? Ou comprou algum produto onde o atendimento não era legal? Melhor, sabe o que são indicadores de qualidade?
Geralmente cada empresa entrega aquilo que se dispõe, e deve cobrar um valor correspondente àquilo que é entregue.
Comprar um insumo mais barato ou se submeter a um tipo de atendimento inferior aos demais só se torna um problema quando a entrega traz mais problemas que soluções para os clientes.
A verdade é que toda empresa, seja qual for seu ramo ou seu porte, deve ter um controle de qualidade.
Medir a qualidade irá dizer se o que sua empresa entrega está dentro que foi proposto, ou seja, se o produto que o cliente compra está nas especificações feitas e ofertadas pela empresa.
Nesse blog post, iremos abordar alguns indicadores de qualidade imprescindíveis para sua empresa acompanhar e se destacar ainda mais no mercado.
O que são Indicadores de Qualidade?
Imagine que seu celular está com defeito na ferramenta que indica quando ele está descarregando e você é pego desprevenido com ele desligando no meio de uma ligação importante.
Seria algo bem chato não é mesmo?
Os Indicadores de Qualidade funcionam como esse dispositivo, sendo muito importantes para o bom funcionamento do seu produto evitando possíveis problemas.
Tratam-se de métricas que ajudam a controlar e avaliar o desempenho da produção ou da organização de uma empresa.
Na hora de tomar decisões importantes é preciso deixar o achismo de lado e resolver problemas reais, por isso é importante saber e utilizar esses indicadores de qualidade.
Eles vão ajudar a identificar melhor onde está o problema facilitando na hora de procurar as melhores soluções, apontando o que funciona bem para a empresa e indicando se o gestor está ou não seguindo um bom caminho.
Quais os Indicadores de Qualidade mais importantes?
Existem vários Indicadores de Qualidade que podem ajudar em diversos âmbitos do seu negócio.
E aqui trouxemos os quatro mais importantes, para te ajudar a entender melhor como funcionam e para que servem esses indicadores.
Indicador de Eficiência
Esse indicador de qualidade avalia a produtividade, ou seja, demonstra a capacidade da empresa em produzir mais, gastando menos.
O indicador de eficiência é fundamental para mensurar o custo ou a produtividade associada a um resultado determinado, ou atingido pela empresa.
Além dele te dizer a quantidade de recursos que são utilizados para manter seu negócio rodando, ele mostra se existem processos que estão dando prejuízos, sejam para a empresa ou para o cliente.
Resumidamente, o Indicador de Eficiência tem sua atenção no processo e tem reflexo indireto nos clientes. E está ligado diretamente com a redução de custos.
Indicador de Eficácia
O Indicador de Eficácia visa medir os resultados alcançados pelo produto final da empresa, com o intuito de saber se os objetivos foram alcançados.
Está diretamente ligado à satisfação dos clientes. Pois se o seu público não está disposto a indicar o seu produto ou até mesmo voltar a comprar da sua empresa novamente, o insumo oferecido não está sendo eficaz.
Esse indicador de qualidade evita que problemas como esse aconteçam, além de ajudar a identificar pontos a serem melhorados, que são indicados pelos próprios clientes.
É voltado principalmente para o produto e para o resultado obtido.
Indicador de Efetividade
O Indicador de Efetividade tem um vínculo direto com a estratégia de uma empresa.
Isso porque seu foco não é apenas fazer um produto de qualidade que gere lucro, mas também criar vínculos positivos com os clientes.
Esse indicador é basicamente a junção do indicador de eficácia com o indicador de eficiência, mostrando os resultados de um produto, ou seja, apresenta se os objetivos da empresa foram alcançados.
Por isso é de suma importância definir metas para a empresa, para que se possa analisar se o negócio está indo pelo caminho certo.
Indicador de Atendimento
Entre todos os indicadores de qualidade, o indicador de atendimento é o que vai de fato mensurar se a empresa está realmente cumprindo as promessas feitas ao oferecer um determinado produto.
Esse indicador lida diretamente com os clientes, com o que eles acharam do produto, atendimento, qualidade, etc.
Pense bem: se há um número de reclamações muito grande em relação a algum produto ou serviço, significa que tem algo de errado.
Por isso se faz necessário um pós-venda, para que haja um relacionamento com o cliente mesmo após finalização de compra.
Empresas que têm esse cuidado acabam conhecendo melhor seus clientes e conseguem corrigir melhor as falhas para garantir a melhor experiência para seus consumidores.
Qual a importância dos Indicadores de Qualidade?
Os indicadores de qualidade são indispensáveis independente do porte ou ramo da sua empresa.
Mensurar esses indicadores é fundamental para atingir as metas da sua empresa com firmeza.
Caso não faça uso desses indicadores de qualidade, seu negócio não terá estratégias para diminuir ou mensurar erros.
Os indicadores de qualidade oferecem uma visão da empresa mais clara, permitindo mudanças pontuais para que grandes benefícios sejam alcançados.
Através dessa melhoria, possibilita a tomada de decisões mais assertivas com base em dados e em análises, tornando a gestão mais eficiente.
Além disso, os indicadores de qualidade também contribuem para o melhor direcionamento e gerenciamento de recursos e alimentar a constante melhoria da marca e dos processos da empresa.
Conclusão
Além de conhecer os Indicadores de Qualidade, é importante estudar o seu negócio para determinar os melhores indicadores a serem aplicados.
Lembre-se sempre que ter o acompanhamento de métricas na sua empresa vai te ajudar a diminuir erros e custos de produção.
Para isso, não deixe de definir uma boa equipe e de determinar uma sequência de acompanhamento dos Indicadores, isso vai facilitar o seu trabalho e a coleta de dados.
Tenha em mente que Indicadores de Qualidade são essenciais para que a companhia entregue tudo o que propõe, garantindo sempre a satisfação do cliente.
Por fim, nunca esqueça que ao ter Indicadores de Qualidade os benefícios para gestor e clientes são mútuos, tornando da ferramenta um ciclo virtuoso.