A constante busca de aprimorar processos, serviços e produtos faz com que as empresas busquem no mercado tendências para acompanhar essa evolução para não ficar para trás.
E uma dessas tendências utilizadas ao longo das últimas décadas e se popularizando cada vez mais é a terceirização de serviços, uma técnica moderna de administração feita com base em um processo de gestão que leva mudanças estruturais para a empresa.
Mas afinal, o que é essa terceirização?
Terceirizar um serviço é transferir para outra empresa contratada a gestão de uma determinada atividade, que será responsável pela realização dos serviços.
A organização designada cumpre uma espécie de parceria nos negócios, como um relacionamento B2B, mas com cumprimentos de cláusulas contratuais acordados entre as duas companhias.
As organizações costumam usar a terceirização de serviços para execução de atividades técnicas que não podem ser realizadas no interior da empresa.
O principal objetivo da terceirização é ajudar a contratante a concentrar suas energias em sua principal atividade alcançando assim melhores resultados.
Quais as vantagens da terceirização de serviços?
Dentre as muitas vantagens da terceirização de serviços no dia a dia das empresas, algumas se destacam por serem comuns entre os mais diversos ramos e aqui trouxemos algumas delas.
Foco no core business
Em todo e qualquer negócio, um dos mais preciosos bens é o tempo. Poder dedicar seu tempo para tarefas essenciais da empresa melhora não só a quantidade, mas a qualidade daquilo que sua empresa se propõe a entregar.
Com isso a terceirização de serviços surge como uma grande aliada, porque a empresa contratante começa a ter mais tempo para focar em suas atividades principais (core business) que trazem mais retorno.
Sem a preocupação de ter que lidar com tarefas secundárias para a organização, fica mais fácil focar no carro-chefe, fazendo com que os colabores foquem em tarefas prioritárias, concentrando seus esforços nelas e reduzindo possíveis distrações.
Isso dá a empresa a oportunidade de se aprimorar e se destacar nos seus serviços, formando colaboradores com expertise na sua função.
Redução de custos
Outro recurso de extrema importância nas empresas é o dinheiro. É de senso comum para os gestores tentarem enxugar ao máximo os débitos para obter um saldo mais positivo no seu empreendimento.
E terceirizar serviços não essenciais geram um reflexo significativo no campo financeiro. Os gastos com contratação e pagamento de salários de funcionários são os custos reduzidos mais visíveis.
Economia essa decorrente de uma baixa significativa sem os encargos inseridos na folha de pagamento, como férias, décimo terceiro salário entre outros direitos do funcionário. Ele será responsabilidade total da empresa contratada.
Além de evitar que seu setor de Recursos Humanos passe pelo processo exaustivo de procurar bons profissionais. As energias serão voltadas para aqueles que exercerão as atividades principais da sua empresa.
Também há redução de custos quanto a redução de espaços e maquinários para equipes que não são diretamente relacionados aos serviços fundamentais da empresa, ou seja, não tem necessidade de montar um espaço para as pessoas de TI, se na sua empresa não oferece serviços especializados na área.
Expansão da empresa com organização
A junção destes fatores já mencionados corrobora para uma consequência natural, sua empresa acaba crescendo como organização.
Uma vez que seu setor de recursos humanos tem uma menor preocupação com contratação de profissionais qualificados para determinadas funções e a gestão de tempo e de recursos se volta para problemas mais importantes como questões primárias no seu empreendimento.
Além disso, trazer uma empresa terceirizada faz com que você traga colaboradores acostumados a desempenhar aquela função específica, tendo muitas vezes uma experiência essencial para o dia a dia corporativo, seja gerenciando possíveis imprevistos ou situações que venham a surgir.
Para isso, é preciso ter cuidado redobrado na hora da escolha da empresa contratada, uma vez que nem sempre o menor custo vai ser a melhor escolha, atentando-se sempre para o Custo-Benefício que aquele prestador de serviços traz para a sua companhia.
Desvantagens da terceirização de serviços
Foram vários pontos abordados sobre os benefícios que sua empresa terá ao contratar um parceiro para desenvolver atividades específicas, mas assim como na vida, nem tudo são flores não é mesmo?
Por isso listamos abaixo os pontos negativos mais relevantes da prática de terceirização de serviços.
Busca pelo parceiro ideal
Talvez a primeira e maior dor de cabeça para um gestor decide terceirizar começa antes mesmo de iniciar. Encontrar outra empresa que se encaixe perfeitamente nas necessidades da sua empresa é uma tarefa bem mais complexa do que parece.
Critérios como preço, perfil da empresa e a reputação da mesma no mercado de atuação são apenas alguns dos fatores que devem ser considerados na hora da escolha e que podem ser fatores-chave para determinar o sucesso ou o fracasso da parceria.
Problemas com a legislação
Como em tudo na vida corporativa, é essencial que os gestores conheçam as regras do jogo. Existem normas na legislação trabalhista específicas para a terceirização de serviços, e essas normas nem sempre são respeitadas por algumas empresas prestadoras.
Isso pode acarretar problemas jurídicos graves, como ações trabalhistas de colaboradores ou até mesmo autuações diretamente do Ministério de Trabalho. Para evitar essas questões é importante que haja um estudo prévio sobre essas questões e além disso, uma fiscalização contínua para que esteja tudo de acordo com a lei.
Demissões
Optar por um serviço terceirizado é uma via de mão dupla, uma vez que por um lado o gestor deixa de se preocupar com contratações ele acaba tendo que inevitavelmente fazer desligamento de alguns colaboradores que antes faziam o serviço na empresa.
Caso essa transição não seja habilmente feita, pode ser gerado um mal-estar nos colaboradores pelo clima de tensão que vem com o medo de ser demitido. É preciso boa comunicação e transparência para que todos entendam o que e porque está acontecendo.
Sem contar que, certos casos demissionais despendem custos consideráveis, entre o pagamento dos direitos de cada funcionário demitido e possíveis entraves envolvendo grupos sindicalistas e empresas, que chegam a ir para a esfera judicial.
Conclusão
Se bem aproveitada o processo de terceirização pode mudar o patamar da sua empresa, mas para evitar o insucesso é importante que os gestores se aprofundem bem no tema, além de conversar com seus pares que já aderiram a esse modelo. Para êxito no processo de terceirização, o responsável deve estar sempre atento à várias questões importantes e comunicar-se com seu grupo de colaboradores e com a empresa prestadora, estreitando as relações do dia a dia e acompanhando de perto todo o serviço prestado.