Controle de Qualidade: Como Fazer e Garantir a Satisfação dos Seus Clientes?

Controle de Qualidade: Como Fazer e Garantir a Satisfação dos Seus Clientes?

Por muito tempo não se ouvia falar de controle de qualidade com frequência, e o que antes era um diferencial para as empresas, hoje é obrigação.

Manter o padrão nos produtos oferecidos, garantindo a satisfação dos clientes sempre foi o objetivo das organizações, mas atualmente vem ganhando mais e mais relevância no mercado de trabalho.

Os consumidores estão cada dia mais educados quanto ao que compram, em consequência disso vem a exigência mediante os produtos adquiridos. 

Investir e discutir sobre o controle de qualidade nas empresas ajuda no crescimento da mesma. E nesse blog post você vai poder entender melhor sobre o assunto.  

Mas afinal, o que é controle de qualidade?

O controle de qualidade molda padronizações de processos para que haja o menor índice de erros possíveis, além de levar ao consumidor um produto de qualidade e dentro das especificações fornecidas.

As métricas do controle de qualidade são dadas de acordo com a mercadoria finalizada e pela margem de artefatos que chegam ao final do processo com defeito.

Ter essas padronizações garante a satisfação não só de consumidores, mas também dos fornecedores, que além de fidelizarem clientes pela qualidade de insumos, têm uma significativa redução de custos com correções na produção.

Qual a importância do controle de qualidade?

Manter um padrão de excelência e ainda permanecer na competitividade do mercado está cada vez mais difícil.

Com os avanços tecnológicos, o nível de exigência dos clientes está cada vez mais alto e com isso a concorrência entre as empresas têm aumentado.

O controle de qualidade entusiasma o gestor a estar sempre em aperfeiçoamento, para melhorar o desemprenho do empreendimento e fazendo-o se consolidar no mercado.

Além disso, o uso da ferramenta ajuda a padronizar processos, evitando erros e diminuindo tempo e custo das produções. 

Mas o controle de qualidade ainda vai além do que simplesmente melhorar processos operacionais, ele ajuda a identificar as dores do cliente. Vale lembrar que são eles quem nutrem o seu negócio, então é essencial ouvi-los e suprir suas necessidades da melhor forma possível.

Como fazer o controle de qualidade?

O controle de qualidade pode ser executado em qualquer empreendimento, o responsável por ele só precisa se atentar às particularidades do negócio.

E para ajudar na implementação dessa metodologia, trouxemos algumas dicas essenciais.

  1. Analisar e Padronizar Processos

Para que se tenha um controle de qualidade eficiente, é preciso que o gestor conheça e acompanhe todos os processos desde o início até o final. 

A prioridade é oferecer um serviço que atenda todas as necessidades dos clientes, além de deixa-lo satisfeito. 

Diante disso, o dirigente precisa avaliar qual foi a solicitação do consumidor, observar o trabalho da equipe durante a produção e se certificar de que o pedido foi feito de forma adequada.

Outro ponto importante para o sucesso no controle de qualidade é a padronização de processos.

A falta de procedimentos claros pode afetar na satisfação do usufruidor, que por sua vez espera ter um padrão de qualidade semelhante em todos os produtos que o mesmo adquirir.

Para isso, o ideal é que a companhia busque melhorias constantes na execução operacional, para que sejam realizadas de maneira uniforme e com excelência independente de quem execute a tarefa.

  1. Capacitar a Equipe

Capacitação dos colaboradores é talvez o maior desafio de um gestor dentro de um empreendimento. E no contexto de práticas de controle de qualidade essa dor também persiste.

É muito comum que as empresas tenham práticas de controle de qualidade bem definidas, mas que estas não sejam bem incorporadas na instituição por toda a equipe. E a consequência disso é um processo heterogêneo, tendo oscilações na qualidade dos produtos.

Tenha sempre em mente que a qualidade dos seus processos depende da sua equipe de funcionários. 

Então é preciso valorizar e investir na capacitação dos mesmos, para que dominem os processos da empresa e consequentemente se desenvolvam profissionalmente.

  1.  Inspeção de Qualidade

É ideal que um funcionário ou uma equipe sejam selecionados para atuarem como Inspetores de qualidade.

Estes por sua vez, irão avaliar o item no final da produção, verificando se não há nenhum defeito inaceitável, antes de enviar aos consumidores. 

Esse procedimento também irá ajudar a detectar onde estão os problemas e corrigir as possíveis falhas, além de impedir que cliente receba um produto com avaria.

A inspeção evita que um produto defeituoso ou que não esteja de acordo com os padrões da empresa acabe chegando ao cliente, gerando insatisfação ao mesmo.

  1. Buscar a Satisfação dos Clientes

Ter um consumidor satisfeito fortalece a confiança na empresa. No entanto, quando as expectativas do cliente não são correspondidas, se torna uma missão difícil retomar a credibilidade com o mesmo.

Uma frase que resume bem e bastante conhecida é: “o cliente tem sempre razão.” E sim, a opinião do cliente é fundamental para que sejam estabelecidas as bases do seu empreendimento e muitas vezes é dele que você ouvirá as mais sinceras opiniões e constatações.

Dessa forma, é importante que você dedique um tempo para se comunicar com seus clientes, para ouvir a opinião sobre seus produtos, atendimento e entregas realizadas.

Através desse diálogo, é possível identificar erros que muitas vezes passam despercebidos, além aprimorar a capacidade da sua empresa de atender melhor às necessidades de cada cliente e aumentar a qualidade de seus serviços.

É imprescindível que a empresa esteja alinhada com as dores de cada usuário. Isso irá deixar o empreendimento mais competitivo e destacado no mercado.

Sem controle de qualidade não há clientes satisfeitos

É de suma importância ter um sistema de controle de qualidade na sua empresa.

Tenha em mente que ele irá contribuir para constante renovação e aperfeiçoamento do seu negócio.

Através de um bom controle de qualidade, você conseguirá padronizar processos e diminuir   erros e perdas. Além de melhorar a produtividade da sua equipe.

Com isso, a produtividade também irá aumentar, gerando sempre bons resultados para o empreendimento.

E não esqueça, investir em controle de qualidade, significa investir na satisfação do seu cliente. Pois se a entrega alcança as expectativas do consumidor, ele sempre estará com você.